CODLUX NEWS

CODLUX NEWS

Notícias sobre LED, Sustentabilidade, Consumo Consciente e Cidadania

CRIANÇAS CHINESAS SÃO AFETADAS PELA LUZ UV-C EM SALAS DE AULA!

São Paulo, 03 de Outubro de 2020  

com informações dos sites Lux Review e The Washington Post

E infelizmente, aconteceu: em uma escola primária de Yhang, China, 130 alunos foram expostos indevidamente à lâmpadas de desinfecção UV-C por cinco horas seguidas! Resultado: muitos sofreram queimaduras nos olhos e na pele. A causa do acidente foi um erro humano, onde o eletricista responsável pala manutenção local acendeu por engano as lâmpadas UV-C de três salas de aula após uma queda de energia. Também na cidade chinesa de Tianjin, 44 alunos da série primária foram expostos por até nove horas a luz ultravioleta UV-C depois que funcionários da escola esqueceram-se de desligá-las na sala de aula, o que causou nos alunos danos em seus olhos e rostos e graves queimaduras em outros. As escolas chinesas já usam luzes UV-C para desinfectar as salas de aula e matar germes, mas elas só devem ser acionadas quando não houver crianças na sala e por períodos muito curtos de tempo. 

 

“Seus olhos estão doendo e suas pálpebras estão muito doloridas... mas não são só os olhos. Como a exposição aos raios ultravioleta é excessiva, qual o efeito disso a longo prazo? ” , questionou. 
 

A história tocou nos nervos do público chinês em parte porque é um cenário de pesadelo para os pais que se repete em todo o país: também em Setembro, estudantes na província de Jiangsu, leste da China, sofreram descamação de pele e visão embaçada em um incidente assustadoramente semelhante. Na cidade de Guangzhou, em 2016, a mesma coisa aconteceu em duas escolas diferentes no período de três dias, ferindo 23 alunos do quinto ano em um campus e 80 em outro.

“Isso já aconteceu tantas vezes! Sugiro que os engenheiros construam uma campainha para luzes ultravioleta”, disse um comentário bem avaliado no Weibo, um serviço de microblogs chinês.

 

Os pais chineses reclamam permanentemente sobre o estresse de criar seus filhos num país com regulamentações frouxas, agora também em relação ao Led UV-C.

Você está em nossa página CODLUX® NEWS
Pesquisas descobriram que a luz verde ajuda a aliviar dores de cabeça

PESQUISADORES DESCOBREM ALÍVIO A DORES DE CABEÇA COM A LUZ VERDE

São Paulo, 26 de Setembro de 2020  

com informações do site LEDinside

 

Uma nova pesquisa conduzida pela University of Arizona Health Sciences descobriu que pessoas que sofrem de enxaqueca crônica podem se beneficiar da terapia da luz verde, que reduz a frequência e a intensidade destas dores e melhora a qualidade de vida do paciente. 

"Este é o primeiro estudo clínico a avaliar a exposição à luz verde como uma potencial terapia preventiva para pacientes com enxaqueca",
disse Mohab Ibrahim, professor associado do Arizona College of Medicine e líder do estudo. 

 

Durante a pesquisa, os pacientes foram:
- expostos à luz branca por uma a duas horas por dia durante 10 semanas
- pós um intervalo de duas semanas, eles foram expostos à luz verde por 10 semanas
- eles responderam a pesquisas e questionários regulares para rastrear o número de dores de cabeça que experimentaram e a intensidade dessas dores de cabeça, bem como medidas de qualidade de vida, como a capacidade de sair, permanecer dormindo ou ir trabalhar.

Neste processo, os pesquisadores notaram que:
- a exposição à luz verde reduziu o número de dias de dor de cabeça por mês em uma média de cerca de 60% 
- a maioria dos participantes do estudo - 86% dos pacientes com enxaqueca episódica e 63% dos pacientes com enxaqueca crônica - relatou uma redução de mais de 50% nos dias de dor de cabeça por mês 
- a enxaqueca episódica perdura por até 14 dias de dor de cabeça num mês, enquanto a enxaqueca crônica vai de 15 dias ou mais com dor de cabeça num mês 

O Dr. Ibrahim e o co-autor Amol Patwardhan estudam os efeitos da exposição à luz verde há vários anos. Este estudo clínico inicial incluiu 29 pessoas, todas as quais tiveram enxaqueca episódica ou crônica e falharam com várias terapias tradicionais, como medicamentos orais e injeções de Botox. 

 

No teste, a luz verde é considerada uma droga pelos pesquisadores e eles a abordaram com: 
- intensidade certa
- frequência certa
- tempo de exposição certo e
- métodos de exposição certos

Uma vez que a luz em Led é barata e acessível comparada a outros tratamentos médicos, os pesquisadores a consideraram uma boa alternativa para todos que sofrem com fortes dores de cabeça. 

No mercado nacional, existem equipamentos em Led que emitem a luz verde, como alguns refletores de baixa potência (10W) e fitas Led RGBs (multicoloridas) e ainda, lâmpadas inteligentes que podem acionar uma cena de terapia alternativa quando por exemplo você pedir para a Alexa, Siri ou Google Home: "Dor de cabeça" - neste momento, o ambiente que você definiu para esta cena acenderá automaticamente a Luz em Led num tom esverdeado, que durará o tempo configurado no aplicativo (1 a 2 horas diárias durante 10 semanas seguidas, segundo o estudo). Importante ressaltar aqui que não se trata de um remédio para alívio imediato mas sim, um tratamento cromoterápico alternativo com embasamento científico comprovado. Também não é aconselhável fitar o olhar diretamente na fonte de luz Led verde (principalmente no caso dos refletores), sob risco de ocorrer uma fadiga ocular: poupe sempre a sua visão e as de outras pessoas usando qualquer fonte emissora de Luz em Led de maneira indireta

O artigo "Avaliação da exposição à luz verde na frequência da cefaléia e na qualidade de vida em pacientes com enxaqueca: Um ensaio clínico cruzado preliminar", foi publicado online pela Cephalalgia, um jornal da International Headache Society. Você pode acompanhar AQUI

 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS
INCIDENTE PÚBLICO COM O LED UV-C UV

REGISTRADO O PRIMEIRO INCIDENTE PÚBLICO COM O LED UV-C!

Empresa de robótica pede desculpas pelo incidente de desinfecção UV na cidade de Baguio, Filipinas  

Uma demonstração de um robô de desinfecção por luz ultravioleta na cidade de Baguio (Filipinas) no sábado (19/09/20) deixou várias pessoas com irritação nos olhos. A empresa Robotic Activations se desculpou depois que uma demonstração do seu robô de desinfecção por luz ultravioleta (UV) na cidade filipina afetou de cinco a dez pessoas, incluindo membros da mídia que, supostamente precisaram de algum tratamento médico devido à exposição à luz ultravioleta. 

“Não consigo mais abrir. Quando eu abro, vejo branco puro!" 

disse um membro do site filipino GMA News, presente na apresentação. 

 

"Sinceramente pensamos que tínhamos tomado todas as precauções quando a imprensa pediu para ligarmos o robô, mas descobrimos que não o tínhamos feito adequadamente... O desconforto da exposição aos raios ultravioleta é real, mas deve ser temporário, segundo todos os relatos. Permanecemos em contato com as pessoas afetadas para garantir que seja esse o caso... Nós entramos em contato, pedimos desculpas e oferecemos ajuda a eles e estamos esperançosos de que eles se recuperem rapidamente", 


disse no domingo Camille Anton, chefe de desenvolvimento de negócios da Robotic Activations, garantindo que a empresa já está atualizando os seus protocolos para que o incidente não aconteça novamente. Ela também afirmou que o uso de desinfecção UV-C é seguro, desde que estas devidas precauções sejam tomadas. A Robotic Activations exibiu sábado último o Keno, seu robô de desinfecção UV-C no Centro de Convenções de Baguio. O equipamento foi projetado para matar patógenos prejudiciais e é supostamente equipado com sensores de segurança e precisão de última geração, desinfetando grandes áreas sem exposição humana a produtos químicos. 

com informações da CNN Philippines 
Publicado em 20 de setembro 

Leia tudo sobre o Led UV-C em postagem especial de nosso Blog
acessando AQUI!

 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

25ª FEIRA INTERNACIONAL DE GUZHEN (China)

São Paulo, 09 de Setembro de 2020  
 

25ª Feira Internacional de Iluminação de Guzhen (China) teve sua edição confirmada no site oficial do evento para o período de 22 a 26 de Outubro de 2020, no Centro de Convenções e Exposições de Guzhen - centro grupal da indústria de iluminação chinesa que conta com um valor de produção anual de mais de RMB 100 bilhões (R$77 bilhões). 

Guzhen serve como ponte entre as centenas de marcas na cadeia da indústria e as dezenas de milhares de compradores globais. O espaço de exposição atinge mais de 1.500.000 m², e apresentará mais de 2.500 expositores. 

De acordo com a Associação da Indústria de Iluminação da China, em Junho de 2020 o valor das exportações de produtos chineses para iluminação foi de US $ 4,578 bilhões - um aumento anual de 12,95%, o primeiro crescimento mensal positivo no ano. As exportações de produtos de iluminação em LED foram de US $ 3,185 bilhões - aumento de 14,44% em relação ao ano anterior. 

A Feira acontece duas vezes por ano: nos dias 18 e 21 de Março (edição de primavera) e 22 e 26 de Outubro (edição de outono), respectivamente. Devido a Covid-19, um Programa Comprador Online também será realizado durante a feira para atualizar os compradores do restante do mundo, com expositores, tour online das fábricas e exibição ao vivo dos estandes. 

A Codlux® disponibilizou uma postagem dedicada ao evento no Blog, onde você poderá acompanhar todas as atualizações
AQUI

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

APRESENTAÇÃO DE LADY GAGA NO VMA FALA POR UM 2020 HISTÓRICO

São Paulo, 31 de Agosto de 2020  
 

Lady Gaga apresentou-se no MTV Video Music Awards este domingo (30/08), exibindo uma esplendorosa coleção de máscaras, como a que emitia 'ondas sonoras' digitalizadas, piscando em luzes Led - uma espécie de 'focinho' rosa industrial, num trabalho personalizado do designer espanhol Cecilio Castrillo. A pop star dançou sozinha, fez coreografias com dançarinos e até um dueto com Ariana Grande. 

Esta performance já entra para a História recente como icônica, por traduzir não só tudo aquilo o que o mundo passa atualmente com o coronavírus mas, principalmente, a força do nosso desejo em voltarmos o mais rápido (e seguramente!) possível a 'normalidade'. E o Led piscando nervoso na 'boca' de Gaga reforça ainda mais esta mensagem! 

 

"Mascare", dizia ela usando a impressionante cobertura facial no VMA 2020. 


Aos pouquinhos, o mundo vai voltando ao que era, só que bem mais atento. E é com essa energia de Gaga que desejamos um ótimo retorno a você, 😁, sua família 👪 🐕 🐈 🐥 🐠 e Amigos 😎. 
 

Cuidem-se! Curem o mundo 🌍. Estamos voltando todos nós agora bem melhores e mais FORTES ✊.


Fontes: CNN, Los Angeles Times

Você está em nossa página CODLUX® NEWS
FDA

FDA SE PRONUNCIA SOBRE A LUZ UV-C

São Paulo, 21 de Agosto de 2020  
 

A Food and Drug Administration (FDA) fez no final de Agosto de 2020 o seu primeiro pronuncimento oficial sobre o uso da Luz UV/UV-C no combate ao coronavírus:
"...elas nem sempre são seguras e não está claro o quanto elas matam o vírus",
diz um comunicado do órgão americano. 

A luz ultravioleta normalmente é emitida pelo Sol e, pode ser também reproduzida por lâmpadas específicas.
Os raios solares UV-C são absorvidos pela camada de ozônio na atmosfera terrestre, mas os raios UV-A e UV-B ainda conseguem atravessar esta berreira natural do planeta e podem assim, causar queimaduras e câncer de pele se as pessoas abusarem de um banho de Sol por exemplo. O FDA diz que os comprimentos de onda da Luz UV-C são melhores do que os da Luz UV-A e UV-B para destruir vírus mas, as lâmpadas UV-C também têm os seus limites. 
"A eficácia das lâmpadas UV-C em inativar o vírus SARS-CoV-2 é desconhecida porque ainda há dados publicados de forma limitada sobre o comprimento de onda, dose e duração da radiação UV-C necessárias para matar o vírus SARS-CoV-2",
afirma o FDA em uma declaração recém-publicada.
As lâmpadas UV-C funcionam apenas em circunstâncias limitadas, que não imitam muitas situações da vida real. 
"É importante reconhecer que, geralmente, a luz UV-C não pode inativar um vírus ou bactéria se estes não forem diretamente expostos a ela - em outras palavras, o vírus ou bactéria não será inativado se estiverem cobertos por poeira ou solo; incrustado em poros de superfícies ou sob uma superfície",
disse o FDA. 
Existem perigos reais. Está havendo uma explosão de produtos UV-C para combater o coronavírus, incluindo lâmpadas.
A Organização Mundial de Saúde alerta sobre o seu uso na pele humana, incluindo as mãos.
Para uma luz UV-C inativar um vírus, leva tempo e requer uma intensidade medida corretamente para se conseguir isso. Um rápido flash de luz UV-C fraca não vai fazer a menor diferença ao vírus e, se for forte o suficiente para desmembrar um patógeno, pode danificar a pele humana e, especialmente, olhos sensíveis se usado inadvertidamente e sem a proteção dos EPIs adequados. 
“A exposição direta da pele e dos olhos à radiação UV-C de algumas lâmpadas UV-C pode causar lesões oculares dolorosas e reações cutâneas semelhantes a queimaduras”, adverte o FDA. "Nunca olhe diretamente para uma fonte de lâmpada UV-C, mesmo que brevemente."
Além disso, algumas lâmpadas UVC também geram ozônio, que pode irritar as vias respiratórias. 
“Luz UV-C pode degradar certos materiais, como plástico, polímeros e têxteis tingidos”, acrescentou o FDA.
"Algumas lâmpadas UV-C contêm mercúrio. Como o mercúrio é tóxico mesmo em pequenas quantidades, é necessário extremo cuidado ao limpar uma lâmpada ou recolher aquerla quebrada para descartá-la."

 

Fonte: CNN Health

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

URGENTE: FALHA DE SEGURANÇA EM FECHADURA INTELIGENTE DA AUGUST!

São Paulo, 10 de Agosto de 2020  
 

Uma falha grave em fechaduras inteligentes dos modelos August Smart Lock Pro + Connect, abre a rede Wi-Fi do usuário para hackers! Este modelo de fechadura é encontrado no Mercado Livre no Brasil. A brecha de segurança ainda não corrigida que o site PCMag em parceria com o Bitdefender encontrou no Smart Lock Pro + Connect não permite que um hacker abra a porta da frente mas, pode dar a um criminoso acesso total à rede Wi-Fi local. A Bitdefender notificou este problema em Dezembro do ano passado (2019) a fabricante, que respondeu com uma proposta de divulgação pública em Junho de 2020. Depois disso, nada mais aconteceu. O Bitdefender continuou tentando respostas por mais alguns meses, mas eventualmente devido a inação da August, optou por revelar agora o problema. De acordo com os protocolos de divulgação responsável, os pesquisadores que encontram um problema normalmente dão às empresas 90 dias para planejarem soluções. Neste caso, o Bitdefender esperou quase três vezes mais. Então, se você tem em casa ou na sua empresa um August Smart Lock Pro + Connect, melhor se precaver! 
 

Fonte: PCMag

Você está em nossa página CODLUX® NEWS
8448404d-51f3-4f6a-930b-38b2980cdb58-P1100479.jpg

JUÍZA MULTA CONDOMÍNIOS DA FLÓRIDA POR VILOAÇÕES AMBIENTAIS DE SUA ILUMINAÇÃO AS TARTARUGAS MARINHAS

São Paulo, 30 de Julho de 2020  
 

Imagem: a magistrada Myrnabelle Roche durante a aplicação da lei, fala durante audiência em 28 de julho de 2020.  

 
A magistrada Myrnabelle Roche emitiu US$ 4.000 em multas na terça-feira contra vários condomínios de Marco Island (Flórida, Estados Unidos) por estes violarem as restrições de iluminação durante a estação das tartarugas marinhas. Em termos gerais, os edifícios localizados nas praias locais devem desligar as luzes exteriores visíveis da praia após as 21hs de 1º de maio a 31 de outubro ou, substituí-las por alternativas de baixa intensidade, evitando assim a desorientação das tartarugas marinhas, de acordo com o código da cidade. Também de acordo com a lei, todas as janelas e portas visíveis da praia devem ser pintadas ou cobertas com cortinas ou persianas. A juíza emitiu multas que somam US $ 2.000 a todas as quatro torres dos condomínios localizados em Seaview Court. Oficiais viram várias luzes de apartamentos nas Torres acesas, conforme relato em audiência do dia 28 de julho de 2020. Samantha Castro, gerente de um dos condomínios multados, disse que seu condomínio está quase na metade da substituição dos vidros das janelas por algo que seja mais apropriado para a temporada de tartarugas marinhas e que existem no residencial placas nas áreas comuns alertando os moradores sobre as restrições de iluminação. "Conversamos com cada um dos proprietários que causaram as violações", disse Castro. Os responsáveis pela aplicação do código emitiram 41 notificações por violação as regras de iluminação das tartarugas marinhas no ano passado, num aumento de quase 37% em relação a 2018, quando foram emitidos 30 avisos. A luz artificial pode impedir as tartarugas marinhas de desembarcarem na praia para formarem seus ninhos (nidificar), fazendo-as retornar ao oceano sem nidificação - algo que os biólogos chamam de rastreamento falso. As luzes também podem desviar os filhotes, colocando-os em risco em estacionamentos e ruas movimentadas quando tentam retornar ao oceano, de acordo com o site da Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida. Na semana passada, o Condado de Collier registrou 159 rastreamentos falsos em Marco Island, 25 a menos que no ano passado. Os principais meses de nidificação vão de maio a outubro, de acordo com a FWC. 

 

"Se você pode ver sua sombra na praia à noite, é sinal de que a luz está muito forte",

diz um alerta no site da cidade, que também orienta: como diminuir então as desorientações das tartarugas marinhas? 

-Desligue todas as luzes desnecessárias. 
-Feche as persianas e cortinas. 
-Proteja as fontes de luz. 
-Aplique tonalidade baixa nas janelas. 
-Não use iluminação decorativa do lado da praia. 
-Plante 'amortecedores' de vegetação entre as fontes de luz e a praia. 
-Não use lanternas ou flash fotografia na praia à noite 

 

Fontes: Edison Report, City of Marco Island, Marco News

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

IES NYC LUMEN AWARDS 2020

São Paulo, 9 de Julho de 2020  

IES NYC revela os 14 vencedores do "Lumen Awards 2020"  

O IES NYC revelou no dia 7 de Julho de 2020 os 14 vencedores do Lumen Awards 2020. A premiação é um programa da seção do IES na cidade de Nova York (IESNYC) e, é reconhecida como a maior, mais antiga e prestigiada competição de prêmios de iluminação no mundo. 
2020 pode ter sido muito complicado também para o mercado da Iluminação mas, isto não significou em hipótese alguma que ele não tenha nos revelado as belas surpresas do setor! Veja em nosso Blog os projetos premiados acessando AQUI.

 

Fonte da compilação do post: Edison Report, IES NYC

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

CONTA DE ENERGIA MAIS CARA EM SÃO PAULO

São Paulo, 4 de Julho de 2020  

A partir deste sábado (4/07/20), entra em vigor o reajuste anual nas conta de energia da Grande São Paulo: aumento de 3,5% para residências e de 6% para grandes comércios e indústrias. 7 milhões de clientes em 24 municípios serão afetados pelo reajuste. A Enel, distribuidora de energia elétrica, justifica que o reajuste acontece agora por causa da valorização do dólar e também, que a compra de energia elétrica de Itaipu ficou mais cara. Em junho, o Procon-SP recebeu 13 mil reclamações sobre cobrança abusiva por parte da empresa. Entre março e maio, a Enel calculou o consumo com base na média dos 12 meses anteriores, pois a leitura presencial não foi feita por causa da pandemia do novo coronavírus (acesse o video da matéria 
AQUI). Em declaração a rede de CNN Brasil, a Enel afirmou que o processo de faturamento "seguiu exatamente o que diz a regulação". Em julho, segundo a empresa, a medição a partir dos leitores de energia será feita normalmente. O Procon-SP divulga na quarta-feira o resultado da análise que apura se houve cobrança abusiva ou não por parte da Enel no trimestre entre março e Abril


*Fonte: CNN Brasil 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

37th ANNUAL IALD AWARDS

São Paulo, 20 de Junho de 2020  

Dia 18 de Junho (quinta-feira) foi realizado ao vivo e online pelas mídias sociais, um dos prêmios de design de iluminação mais antigos e esperados do mundo, o 37º Prêmio Anual Internacional de Design de Iluminação da IALD (International Association of Lighting Designers). A Codlux® acompanhou tudo pelo canal oficial da entidade no Youtube!

Foram reconhecidos 21 projetos em oito países, com 12 Prêmios de Mérito e 7 Prêmios de Excelência, além do prêmio Radiance 2020. 

A Codlux® Parabeniza todos os Vencedores em suas categorias e agradece ao IALD por manter a premiação neste ano tão atípico para o setor e para o mundo. Nosso Muito Obrigado a todos os envolvidos. Também convidamos você, a buscar inspiração nestas belíssimas obras quando pensar em seu projeto de Iluminação. 
Veja agora em nosso Blog*, todas obras premiadas no evento: acesse AQUI


*Fonte da compilação do post: IALD | International Association of Lighting Designers

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

DISPOSITIVOS INTELIGENTES: ALGUNS PODEM PARAR EM 2021!

São Paulo, 18 de Junho de 2020  

Temos mais um alerta importante para você: lâmpadas, geladeiras, TVs e muitos outros equipamentos da Casa Conectada podem ficar bloqueados por uma brecha de segurança, alertam os especialistas. Isto porque, o compartilhamento de informações em alguns dispositivos inteligentes conectados pode ser afetado por uma falha no SSL, ocorrida devido a boa parte dos certificados deste tipo (que protegem a segurança dos produtos) ficarem inválidos a partir de 2021. Com isso, a conexão com a internet nestes equipamentos pode simplesmente não mais acontecer, afetando o seu funcionamento, segurança e até o funcionamento correto de telefones Android antigos, que irão então parar de se comunicar com os seus aplicativos. Saiba porque isto está acontecendo, o que é o SSL, as pesquisas em desenvolvimento para evitar o bug e, o que você pode fazer para se prevenir, acessando
AQUI

 
Fontes: Techradar, Engadget, Toms Guide

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

ANDROID 11 PODERÁ CONTROLAR SUA CASA INTELIGENTE

São Paulo, 15 de Junho de 2020  

Um novo e interessante recurso fará o seu telefone integrar-se à casa inteligente. Isto porque, desenvolvedores poderão colocar diversos 'atalhos' de automação residencial na nova versão do Android. O Google, que já vinha adicionando lentamente códigos específicos para esta função, tornou-os mais explícitos ao liberar a visualização do Android 11 para desenvolvedor de aplicativos. Agora, além dos seus aplicativos usuais, o sistema operacional do robozinho virá com controle nativo a dispositivos como Lâmpadas Inteligentes compatíveis e suporte a métodos de pagamento e cartões de embarque. Você poderá usar o próprio botão físico do telefone Android para ligar/desligar luzes, diminuir o seu brilho, trancar portas, criar rotinas de habitação etc. É esperar para ver mais esta grande novidade do Google! 

Fonte: XDA Developers

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA TARIFÁRIA VERDE ATÉ DEZEMBRO

São Paulo, 28 de Maio de 2020  

A ANEEL anunciou dia 26 de Maio uma bandeira tarifaria única até o mês de Dezembro de 2020: nos próximos 7 meses deste ano, ela será 
VERDE. É uma medida emergencial da Agência para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19. Os custos cobertos pelas Bandeiras Tarifárias estão contemplados na chamada Conta-Covid - um empréstimo especial ao setor elétrico feito junto a bancos públicos e privados, com o objetivo de aliviar os impactos da atual crise no setor elétrico. Assim, a Agência decidiu suspender o acionamento das bandeiras até 31/12/2020. O coronavírus paralisou a economia no país e, consequentemente, o consumo de energia pela indústria e comércio. Ironicamente agora, todos nós esperamos ansiosamente que este consumo - e também a vida de todos nós - volte ao normal o mais rápido possível. Enquanto este dia não chega, FIQUE EM CASA e economize o que puder, inclusive energia elétrica! Cuide-se! Logo voltaremos todos nós bem melhores. ♥️

Fonte: ANEEL

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

GE DEIXA OFICIALMENTE O RAMO DE LÂMPADAS

São Paulo, 28 de Maio de 2020  

A gigante americana GE (General Electric) saiu oficialmente do ramo de Lâmpadas, conforme anúncio feito pela companhia na quarta-feira do dia 27 de Maio de 2020. A unidade de lâmpadas existia há 129 anos, quando foi criada em 1890 como "General Electric Company" por Thomas Edison, numa fusão com outras duas companhias suas. Agora, esta divisão foi vendida para a Savant System. 

A Codlux® celebra este dia com todo o Respeito e Amor que ele representa ao cerne de nosso negócio: a iluminação artificial de ambientes com a tecnologia Led. 

Leia mais detalhes da notícia AQUI

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

LÂMPADAS DE MERCÚRIO DEIXARÃO O MERCADO 

São Paulo, 09 de Maio de 2020  

Lâmpadas a vapor de mercúrio e de luz mista deixarão de ser fabricadas, exportadas e importadas a partir de 2021 

 

A data final para o Brasil e os signatários do Acordo de Minamata - assinado por mais de 140 países, incluindo a China - pararem de produzir, importar e exportar estes tipos de lâmpadas é 31/12/2020. O país também cumprirá o acordo a partir de 1º de Janeiro de 2021 em todo o território nacional, aposentando de vez uma série de produtos entre os quais, lâmpadas com mercúrio (lâmpadas a vapor de mercúrio, lâmpadas de luz mista de mercúrio e lâmpadas de indução magnética de mercúrio). As demais lâmpadas de mercúrio com dosagem limitada deste elemento químico continuarão por enquanto no mercado. 

Leia tudo a respeito em postagem especial do Blogue acessando AQUI

 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS
International Ultraviolet Association (IUVA)

NÃO USE LUZ UV NO CORPO PARA DESINFECÇÃO!

São Paulo, 28 de Abril de 2020  

Associações da indústria de UV alertam: Não use luz UV no corpo humano para desinfecção! 
 

Uma ampla gama de produtos desinfetantes que adotam LEDs UV ou lâmpadas UV tornou-se um sucesso no mercado de eletrônicos de consumo, à medida que as pessoas os utilizam para impedir a propagação do coronavírus. No entanto, a International Ultraviolet Association (IUVA) e a RadTech North America, consistindo de fornecedores de equipamentos UV, cientistas, engenheiros, consultores e membros da profissão médica publicaram um comunicado de imprensa (leia AQUI) para informar ao público que a luz UV não é segura para ser usada diretamente em o corpo humano. 
 

Essas organizações observaram que não existem protocolos para aconselhar ou permitir o uso seguro da luz UV diretamente no corpo humano nos comprimentos de onda e exposições comprovadamente capazes de matar com eficiência vírus como o SARS-CoV-2. Sabe-se também que a luz UV sob as condições conhecidas para matar tais vírus causa queimaduras graves na pele, câncer de pele e lesões oculares como catarata. Portanto, eles recomendam fortemente que qualquer pessoa que use luz UV para desinfetar equipamentos médicos, superfícies ou ar no contexto do COVID-19, aplicações suportadas por evidências científicas sólidas, siga todas as precauções de saúde e segurança recomendadas e evite a exposição direta do corpo à luz UV. As aplicações de desinfecção baseadas em LEDs UV ou lâmpadas UV estão aumentando no mercado para combater a pandemia de COVID-19. Como o uso de radiação UV para desinfecção pode ser perigoso se os dispositivos não estiverem funcionando corretamente, muitas associações do setor estão tentando informar o público com mais detalhes sobre a desinfecção por UV. A Illuminating Engineering Society (IES) publicou recentemente um relatório para fornecer informações profissionais para a desinfecção por UV e seu potencial para reduzir com segurança a transmissão do coronavírus.


A Codlux® acredita que agora, chegou a hora de todos nós, empresários do setor da iluminação, colaborar para que as coisas certas sejam realmente feitas da maneira correta, em relação a saúde de nossos clientes neste momento tão difícil vivido pela pandemia do coronavírus COVID-19. Este importante comunicado da IUVA corrobora no sentido de desmistificarmos mais uma fake news, disfarçada de "milagre" em relação a Luz UV convencional - e mesmo algumas atuais de LED UVC, que agora são a bola da vez nas pesquisas e desenvolvimento no mundo inteiro para o combate ao coronavírus. Tudo ainda está muto crú neste segmento de LED UVC para o uso doméstico! Temos que chamar para nós mais esta responsabilidade tanto no desenvolvimento de projetos luminotécnicos (light designers, arquitetos etc) quanto no atendimento ao consumidor final (indústria e comércio). Acesse os documentos da International Ultraviolet Association para os protocolos no uso da Luz UV AQUI

Leia tudo sobre os últimos lançamentos no mercado internacional para produtos em LED UVC AQUI

Você está em nossa página CODLUX® NEWS
Global Lighting Association GLA

GLA PEDE ACESSO CONTÍNUO A PRODUTOS DE ILUMINAÇÃO

São Paulo, 31 de Março de 2020 
 

A Associação Global de Iluminação (GLA) publicou recentemente um comunicado à imprensa pedindo às autoridades que garantam acesso sustentado a produtos de iluminação durante esses tempos difíceis, categorizando a iluminação como um produto essencial e garantindo que os produtos de iluminação possam continuar sendo fabricados, fornecidos e vendidos. 

 

Global Lighting Association (GLA) - da qual faz parte a ABILUX (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) - é um agrupamento de associações nacionais e regionais de iluminação que representam mais de 5.000 fabricantes de iluminação, com vendas anuais de US$ 75 bilhões. A Global Lighting Association é uma voz para o setor global de iluminação. O GLA promove o crescimento das indústrias globais de iluminação, promovendo o valor da iluminação, práticas comerciais e estruturas regulatórias saudáveis, ​​que estimulem a inovação e a concorrência justas. O GLA compartilha informações dentro dos limites do direito da concorrência sobre questões políticas, científicas, comerciais, sociais e ambientais, relevantes para a indústria da iluminação, defendendo a posição da indústria global de iluminação às partes interessadas relevantes na esfera internacional.

Diz o seu comunicado:


"A iluminação é uma parte vital da vida e a disponibilidade de produtos e serviços de iluminação é essencial, especialmente na situação atual. É necessária luz para cumprir funcionalmente nossos deveres diários em casa, bem como nos locais encarregados de lidar e aliviar a crise atual, como hospitais (de emergência), centros de assistência, lojas e centros de distribuição. Além disso - e muito importante - em tempos estressantes, a luz pode ajudar a confortar as pessoas, fazê-las sentir-se seguras e contribuir para o seu bem-estar. O GLA acredita que o acesso a produtos de iluminação não deve se tornar um tópico de preocupação durante a pandemia do COVID-19 e instamos as autoridades a classificar os produtos de iluminação como produtos essenciais no contexto de quaisquer medidas que, de outra forma, limitariam a fabricação, o fornecimento ou a venda de produtos." 
 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS
Virus Mask UVC Led by Don Peifer

CORONAVÍRUS: LIGHT DESIGNER PROCURA FINANCIAMENTO PARA 1ª MÁSCARA LED UV-C 

São Paulo, 24 de Março de 2020 
 

À medida que as cadeias de suprimentos se contraem e a indústria se prepara para o pior, um designer está colocando suas energias na criação de soluções para a atual crise no setor de saúde e pedindo ajuda à indústria. Don Peifer, fundador da Lunera e atualmente diretor criativo do setor de iluminação da Legrand, projetou uma máscara de desinfecção recarregável e movida a energia solar. Don Peifer fez carreira projetando iluminação para propagandas de moda, videoclipes e filmes. Ele trabalhou com fotógrafos de moda como Annie Lebovitz e Steven Klein , para videoclipes e diretores de cinema como Matt Mahurin, entre outros grandes nomes de destaque: Britney SpearsRolling StonesBrad PittAngelina Jolie e Michael Jackson. Insatisfeito com as ferramentas disponíveis na época de alguns destes Trabalhos, Peifer desistiu da vida de designer de iluminação da cultura pop para se concentrar-se no design de produtos de iluminação com diodos emissores de luz (LEDs). Ele fundou então a Lunera, sediada em Redwood City, que produz atualmente luminárias em Led.

A Esperança na mesa do designer: adicionando o Led UV-C à uma máscara

“Grande parte da inovação vem de encontrar coisas que já existem e se modificam”, diz Peifer. “Eu tenho uma luz de acampamento com painéis fotovoltaicos, micro-USB e LED multimodo em um pequeno pacote. Eu pensei que se eu trocasse a fonte de luz pelo LED UV-C, talvez fosse capaz de desinfetar o ar aspirado, adicionando se possível uma câmara protetora que manteria o UV fora do contato com a pele.” A esperança de Don Peifer é envolver toda a comunidade da iluminação para ajudar a responder às questões logísticas e técnicas. 
“Eu projetei isso em um dia”, acrescenta Peifer, “portanto, não espero que seja algo 'à prova de balas'. Eu queria trazer algo embrionário para a mesa de discussão o mais rápido possível, para que pessoas com conhecimentos específicos gerassem valor ao projeto.” 

Os próximos passos possíveis podem ser o financiamento coletivo da invenção, com todos os recursos arrecadados nas ferramentas e na logística do OEM. Se você ou algum empresário que conheça estiverem interessados em ajudar, entre em contato com Don Peifer no e-mail 
robotrepair@me.com

Fonte: Edison Report  

Você não sabe o que é ou não conhece bem a tecnologia LED UV-C? Veja todos os novos produtos em Led lançados este ano no mercado internacional para combater o coronavírus COVID-19 AQUI
 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS
LpS Digital

ANUNCIADO A LPS DIGITAL - 1ª CONFERÊNCIA E EXPOSIÇÃO DIGITAL DE ILUMINAÇÃO

São Paulo, 16 de Março de 2020 
 

Luger Research eU, organizadora dos eventos LpS/TiL em Bregenz, lançou hoje em Dornbirin, Áustria o LpS Digital, um novo formato de conferência para o setor de iluminação. O LpS Digital será a versão virtual do Led Professional Symposium (LpS) e trará tecnologias atuais de iluminação de alta qualidade, conteúdo de design e aplicativos e familiarizará o público com as últimas tendências em desenvolvimento e aplicativos de produtos. Todas as apresentações e palestras serão compartilhadas com mais de 60.000 contatos no domínio da iluminação por meio de canais de mídia premium e altamente qualificados. LpS Digital é a novíssima, única e primeira conferência e exposição de iluminação digital disponível para os telespectadores de graça, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Devido a questões ambientais e restrições de viagens provocadas pelo coronavírus COVID-19, o aclamado LpS Symposium + Expo e Trends in Lighting Forum & Show que seria realizado em Bregenz, Áustria, foi totalmente remodelado agora no LpS Digital. Em 22 de setembro de 2020, haverá um evento de transmissão ao vivo cobrindo palestras, o "LpS / TiL Awards" e um resumo das principais tendências de iluminação. O lema para 2020: o acordo verde. Lembrando que já tivemos 9 importantes eventos relacionados a iluminação cancelados ou adiados ao redor do mundo por causa da pandemia do COVID-19: 

7 importantes eventos sobre iluminação cancelados ou adiados ao redor do mundo por causa da pandemia do COVID-19

- Feira Internacional de Iluminação de Hong Kong
- Light + Building de Frankfurt 
- o próprio LpS 2020 
- Prolight + Sound 
- LightFair de Las Vegas 
- LEDucation de Nova York 
- LED Expo Thailand + Light ASEAN 2020 
e no Brasil, a
- FEICON Batimat 2020, adiada de Março para Setembro e o 
- Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), adiado para Julho de 2021 (veja todos os detalhes AQUI.) 

É a indústria da iluminação no planeta ajustando-se a toda esta crise. 

Para mais informações sobre a LpS Digital, visite o site disponível em 
www.LpS-Digital.global

 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

OSRAM E PHILIPS DESCONTINUAM SUPORTE A ALGUNS PRODUTOS INTELIGENTES!

São Paulo, 10 de Março de 2020 
 

Março inicia com uma notícia importante para usuários dos sistemas de iluminação inteligente da Philips e da Osram: ambas as empresas descontinuarão em definitivo ainda entre este ano e 2021, o suporte e até soluções completas a alguns de seus produtos smarts. Leia atentamente o comunicado das empresas AQUI e verifique se você se enquadra em alguma das situações. Isto é de suma importância para manter a segurança de seus dados e também, o correto funcionamento de todo o seu sistema de Casa Inteligente !  

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

NOVA VULNERABILIDADE NAS PHILIPS HUE: SAIBA COMO SE PROTEGER

São Paulo, 6 de Fevereiro de 2020 

ALERTA para os usuários de lâmpadas inteligentes Philips Hue! Uma vulnerabilidade nos equipamentos permite que hackers acessem os computadores dos usuários destas lâmpadas inteligentes, permitindo que crackers se infiltrem na rede local remotamente, usando o padrão de baixa potência ZigBee (da ZigBee Alliance) para controlar uma gama de dispositivos IoT (Internet das Coisas). Leia o post completo e saiba comos e proteger AQUI

 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

CORONAVÍRUS: VAI FALTAR LED NO MERCADO? 

São Paulo, 3 de Fevereiro de 2020 
 

Olá!  O Coronavírus já infectou milhares de pessoas no mundo, matando centanas delas. Governos locais em diferentes estados chineses tomam medidas extremas como por exemplo em Zhejiang, região onde muitos fabricantes e empresas de LED se localizam e que fica a 660 km de Wuhan (epicentro da crise sanitária): lá, o governo local decidiu prolongar o feriado de Ano Novo Chinês até o dia 10 de fevereiro de 2020 - com perspectiva de prologamento extra caso a situação epidêmica não demonstre um quadro mínimo de reversão. A produção nas fábricas de Led da região foi interrompida até 10 de fevereiro de 2020 e esse período também poderá ser estendido. Fabricantes de LED enviam mensagens de email aos seus clientes para justificar póssíveis atrasos nas entregas. E no Brasil? Leia mais a respeito do Mercado da Iluminação, informações, precauções e tecnologia Led já disponível AQUI

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

AMAZON, APPLE E GOOGLE AGORA JUNTAS NA SUA CASA CONECTADA!

São Paulo, 19 de Dezembro de 2019

A grande notícia desta quinta-feira é o anúncio das gigantes da tecnologia Amazon, Google, Apple e Zigbee Alliance (usada pela Philips) na criação de uma parceria de integração completa entre os seus sistemas inteligentes para as casas conectadas - mercado que cresce 23,5% ao ano. Com isso, a fechadura eletrônica da Amazon por exemplo que não consegue comunicar-se com o assistente Google Home, terá este problema resolvido. É comum também hoje um celular iPhone da Apple não poder enviar ordens a aparelhos inteligentes da Google na sua casa conectada e vice-versa. O “Project Connected Home over IP” (Projeto Casa Conectado sobre IP) está sendo desenvolvido justamente para resolver todas estas questões, dando aos mais diversos dispositivos inteligentes das marcas participantes, total segurança, confiabilidade e facilidade de uso, fazendo com que todos eles se conversem simultaneamente na nuvem. A inclusão da Zigbee no projeto é um grande destaque, já que a empresa trabalha com uma linguagem de protocolo usada nos equipamentos de Iluminação em Led Inteligentes de empresas bem conhecidas como Samsung (SmartThings), Schneider Electric, Signify (Philips Hue), IKEA, NXP Semiconductors e Resideo. O primeiro foco serão os dispositivos de segurança como alarmes de fumaça, fechaduras eletrônicas, sistemas de alarmes sonoros e cortinas inteligentes, com prazo de lançamento para daqui a dois anos aproximadamente. Só a Amazon tem mais de 60% do segmento de 'smart speakers' - caixas acústica autônomas com assistentes de voz integrado - nos Estados Unidos, seguida pela Google com 29% e HomePod da Apple, com somente 5%. O país ainda é o principal mercado dos lares conectados no planeta, com 40% de sua população usando alto-falantes inteligentes em suas casas e empresas. A pequenina caixinha Echo da Amazon vai gerar algo entre 18 e 19 milhões de dólares de faturamento agora, em 2020/21. Na Google, esta receita é prevista em torno de 8,2 milhões de dólares. Os últimos meses de 2019 marcaram a chegada no Brasil dos primeiros lançamentos de peso no campo das casas inteligentes, como o Echo Dot e o Nest Mini, a um custo hoje de R$ 350,00 cada. Por enquanto, apenas o HomePod da Apple não tem sua versão lançada no Brasil. Algo que deve mudar em breve. 


No final de 2019, a Codlux® dedicou massivamente as postagens de seu Blog ao tema "Iluminação Inteligente", com informações e reviews exclusivos que você pode acessar AQUI. E para 2020 vem mais! Tudo para deixar você melhor atualizado com a Iluminação em Led na sua casa inteligente. Fique ligado! 

 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

A COR DO ANO PANTONE 2020

São Paulo, 5 de Dezembro de 2019

Olá! Saiu a cor do ano Pantone para 2020. Ela foi apresentada ontem: a "Cor Pantone do Ano 2020" é o PANTONE 19-4052 Classic Blue. Segundo a Pantone, o tom é um matiz azul atemporal e duradouro, elegante em sua simplicidade, inspirado no céu ao entardecer.
A Codlux® preparou uma abordagem mais a fundo da Cor do Ano 2020, que você pode acompanhar
AQUI. Por que ela existe? Como harmonizá-la a outras cores? Como inspirar-me para mudar ou dar um toque a meus ambientes? Como incorporá-la ao meu estilo de vida em 2020? Tem ainda a primeira sugestão "Luz do Ano" para uma Cor do Ano no mundo!  Saiba tudo na postagem especial do Blog! 

 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

Led: Quando a desinformação vira FAKE NEWS!

Sábado, 18 de Maio de 2019

INFORMAÇÃO IMPORTANTE!

Matéria da CNN (replicada agora insistentemente pelo site G1) informando sobre um duvidoso relatório da ANSES (Agência Francesa de Alimentos, Saúde e Segurança Ambiental e Ocupacional), que acusa a iluminação LED de danificar a retina do olho e perturbar o ritmo biológico e sono, soa como pura FAKE NEWS de tão raso e frágil que é o documento. Leia mais e informe-se de verdade a respeito em postagem especial do Blog AQUI

 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

O BATATA floresce!

São Paulo, 28 de janeiro de 2019

Uma edição da revista Veja São Paulo de Janeiro de 2019 destacou matéria especial sobre um grande empreendimento a ser erguido no Largo da Batata, região do bairro de Pinheiros - onde está localizada a Codlux®. O terreno de 9.000 metros quadrados (imagem acima) ao lado do metrô Faria Lima (linha 4 Amarela) abrigará uma torre comercial de 40.900 metros quadrados com 20 andares, num investimento aproximado de 1 bilhão de reais. A entrega é prevista para 2021. Veja a importância deste fato para a região e outras informações sobre o Largo da Batata no Blog da Codlux®. Acesse 
AQUI
 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

São Paulo, 
23 de Abril de 2018 


E quem nunca ficou perdidinho com tanta informação dispersa por aí? Ainda mais quando o assunto é LED! 
A Codlux® é incansável no compartilhamento da boa informação para os seus clientes. 
Em nosso Blog você conta com as melhores orientações e também notícias relacionadas a Iluminação em Led. 

Disponibilizamos publicamente todos os nossos artigos, inclusive aqueles que amamos favoritar no Instapaper. Absolutamente todas as notícias e dicas postadas ou não em nosso Blog, além de artigos originais das melhores fontes sobre led, sustentabilidade, cidadania e educação ambiental para você e sua família consultarem! Acesse clicando na imagem acima ou AQUI. Você deve estar logado com a sua conta do Instapaper no celular ou no computador para ler os conteúdos. 

Esta é mais uma comodidade da Codlux® para você aproveitar e ter uma boa leitura! 

 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

Codlux® lança o programa COLO 

São Paulo, 05 de Junho de 2019
 

COLO - Coleta de Lâmpadas Organizada (Lançamento Oficial)

Dia 05 de Junho é o "Dia Mundial do Meio Ambiente". 

A Codlux® lança, no decorrer desta "Semana Mundial do Meio Ambiente", o seu programa "COLO - Coleta de Lâmpadas Organizada".  

DESCARTANDO CORRETAMENTE A SUA LÂMPADA ANTIGA

A iniciativa voluntária da empresa - exclusiva para clientes - é realizada através de seu Showroom Técnico, que coleta as lâmpadas ociosas (sem uso, guardadas, trocadas) dos clientes que desejarem efetuar o seu correto descarte, evitando assim a poluição do meio ambiente e contribuindo também, para um consumo mais consciente, além do incentivo a sustentabilidade cidadã na preservação dos recursos naturais do planeta. 

Veja como você também pode participar, acessando o post especial do Blog sobre o assunto 
AQUI
 

 

Você está em nossa página CODLUX® NEWS

Arquivo (todas as notícias já publicadas):